Amazon AgroSciences

Agricultura sustentável e o uso de fertilizantes organominerais

Agricultura sustentável e o uso de fertilizantes organominerais

A agricultura sustentável requer adição de novas práticas no manejo, e uso de produtos modernos e altamente eficientes na lavoura.

A agricultura sustentável se concentra na produção de culturas tendo efeitos mínimos sobre o meio ambiente. Este tipo de agricultura procura encontrar um bom equilíbrio entre a necessidade de produção de alimentos e a preservação do sistema ecológico do meio ambiente.

Todos os dias, agricultores e pecuaristas em todo o mundo desenvolvem estratégias novas e inovadoras para produzir e distribuir alimentos, combustível e fibras de forma sustentável. 

Além de produzir alimentos, existem vários objetivos gerais associados à agricultura sustentável, incluindo a conservação da água, a redução do uso de fertilizantes e pesticidas e a promoção da biodiversidade nas lavouras e no ecossistema.

Existem muitas práticas comumente usadas por pessoas que trabalham na agricultura sustentável e em sistemas alimentares sustentáveis. Os produtores podem usar métodos para promover a saúde do solo, minimizar o uso de água e reduzir os níveis de poluição na fazenda.

Benefícios da agricultura sustentável

As práticas de produção sustentável envolvem uma variedade de abordagens. As estratégias específicas devem levar em consideração a topografia, as características do solo, o clima, as pragas, a disponibilidade local de insumos e os objetivos individuais do produtor.

As boas práticas agrícolas são um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicáveis à cadeia produtiva e voltadas para a preservação da saúde humana, a proteção do meio ambiente. Além disso, ajudam na melhoria das condições dos trabalhadores e de suas famílias.

Saiba o que a agricultura digital está mudando e melhorando na produção agrícola

As boas práticas refinam as técnicas tradicionais e atuais para os agricultores, ao mesmo tempo que introduzem conceitos de sustentabilidade na produção. Em termos de mercado, as boas práticas garantem aos consumidores que as commodities atendam aos melhores padrões da indústria.

Apesar da natureza específica do local e individual da agricultura sustentável, vários princípios gerais podem ser aplicados para ajudar os produtores a selecionar práticas de manejo adequadas:

● Seleção de espécies e variedades adequadas ao local e às condições da propriedade;

● Diversificação de safras e práticas culturais para melhorar a estabilidade biológica e econômica da fazenda;

● Consideração dos objetivos dos agricultores e escolhas de estilo de vida;

● Manejo do solo para melhorar e proteger a qualidade do solo;

● Escolha e uso eficiente dos insumos.

E nessa corrente de maior sustentabilidade, o uso de fertilizantes organominerais vem crescendo em todo o mundo. A adoção de produtos que combinam uma ou mais fontes orgânicas e minerais em sua formulação levam até a planta nutrientes complexados para uma absorção eficiente (formulação completa para uma boa nutrição).

solo fértil
Foto: Silvia Rita em Pixabay

Além disso, quando aplicados via solo, conseguem, também, auxiliar na matéria orgânica e na fertilidade.

Fertilizantes organominerais na corrente da sustentabilidade

O fertilizante organomineral é aquele que que combina uma fonte orgânica de carbono com os minerais que a planta necessita para crescer e produzir bem. Um dos diferenciais e dos grandes benefícios da utilização de fertilizantes organominerais está no uso de substâncias orgânicas encontradas na formulação do produto.

Os organominerais auxiliam a entrada dos nutrientes complexados na planta, e sua fração orgânica é fonte de energia, aminoácidos, e/ou ácidos fúlvicos, a partir do extrato de algas do gênero Aschopyllum.

Esses fertilizantes são provenientes de materiais orgânicos disponíveis no meio ambiente e não comprometem a qualidade da produção. Apresentam bons resultados na agropecuária, melhorando a eficiência de absorção pela planta e reduzindo o uso de fertilizantes químicos e os custos de produção.

Ainda assim, quando combinam macro e micronutrientes na sua formulação, conseguem agir em todo o metabolismo da planta, acelerando a produção de proteínas e açúcares. Com a alta eficiência no metabolismo das plantas, redução dos impactos ambientais e maior economia para os agricultores, os fertilizantes organominerais serão essenciais na segurança alimentar a sem comprometer a natureza e o meio ambiente.

mudas
Foto: Pexels em Pixabay

Sempre atenta à inovação, a Amazon AgroSciences tem em seu portfólio o fertilizante organomineral SEAGRASS. Estimula a produção de vários tipos de antioxidantes nas células vegetais que protegem contra os danos de radicais livres gerados durante a seca, salinidade, temperaturas altas e frias.

SEAGRASS é obtido de algas marinhas Aschophyllum nodosum, espécie de algas que crescem em águas frias do oceano Atlântico Norte. Elas são submetidas diariamente a fortes tensões ambientais, incluindo dessecação, salinidade, geada e variações extremas de temperatura.

As algas marinhas já estão presentes na agricultura moderna. Saiba Mais!

Estas algas estão bem adaptadas para crescerem nestas condições, e estas características refletem em sua composição bioquímica, incluindo um espectro único de biopolímeros protetores, antioxidantes e estimulantes do crescimento.

Indicado para as culturas de citros, café, milho, soja, feijão, frutíferas em geral e cana-de-açúcar, o fertilizante organomineral SEAGRASS, na cultura do milho, por exemplo, podem proporcionar maiores altura da planta e diâmetro do caule. Além de maior produção de massa verde da parte aérea. Em conjunto com uma boa nutrição das plantas, o SEAGRASS pode aumentar a produção de milho e reduzir custos operacionais.

Devido aos benefícios do extrato de algas em sua formulação, o SEAGRASS estimula o maior crescimento de raízes, aumentando suas massas (verde e seca). E ainda contém osmoprotetores, compostos como betaínas, que ajudam a proteger plantas contra tensões associadas à seca, geadas e condições de salinidade.É a Amazon AgroSciences ajudando na sustentabilidade, importando a alga marinha Aschopylum nodosum, a qual foi produzida e dessecada seguindo um estrito controle nos processos.

Deixe um comentário:

Preencha com seus dados para ser avisado(a) quando o lançamento estiver próximo:

Envie seu currículo

Mande seu currículo através do formulário abaixo. Entraremos em contato quando houverem vagas.