Amazon AgroSciences

ARTIGOS

Citricultura: Tecnologia retarda a maturação da laranja e fortalece a nutrição das plantas

Na citricultura moderna, os citricultores enfrentam desafios complexos. Como maximizar a produção de citros de forma sustentável em meio a tantas variedades? A resposta pode estar na gestão cuidadosa da maturação das frutas.
Imagine colher seus citros no momento certo, quando estão no pico de sabor e valor de mercado. Isso não é apenas uma visão atraente, mas sim uma estratégia inteligente para enfrentar os desafios do mercado e garantir o sucesso da sua colheita. Independentemente das variedades que você cultiva, adotar práticas de controle e manejo adequadas pode trazer vantagens significativas.
Pense na vantagem de colher suas laranjas, limões ou tangerinas em um período de alta demanda e preços mais atrativos. Ao retardar a maturação de forma estratégica, você acumula mais açúcares e aproveita a oportunidade de vender suas frutas a preços mais favoráveis.
Em resumo, o cultivo inteligente não é apenas sobre quantidade, mas também sobre maximizar o valor da colheita. Atrasar a maturação é uma estratégia que pode beneficiar seus resultados financeiros e o sucesso da sua produção.

Entendendo os danos na citricultura
Antes de mais nada, é preciso pontuar que na citricultura os danos causados por pragas e doenças podem ser externos, afetando a qualidade da casca, ou internos, que impactam na qualidade do suco. Algumas doenças, como a leprose dos citros (Citrus leprosis virus), o cancro cítrico (Xanthomonas citri pv citri) e a pinta preta dos citros (Phyllosticta citricarpa), além de pragas como o ácaro da falsa ferrugem (Phyllocoptruta oleivora) e o ácaro branco (Polyphagotarsonemus latus), causam danos à casca, comprometendo o valor de venda dos frutos no mercado. A leprose, o cancro cítrico e a pinta preta provocam ainda queda dos frutos antes do tempo, com lesões na casca.
Quanto aos danos internos, os mais comuns são causados pelas fêmeas da mosca-das-frutas (Ceratitis capitata e Anastrepha spp.), por exemplo, perfuram a epiderme da laranja para realizar a oviposição. Após a eclosão, as larvas iniciam o processo de alimentação da polpa. Frutos atacados por moscas-das-frutas podem apresentar lesão de coloração escura, isso porque o processo de alimentação das larvas favorece a entrada de patógenos que causam o apodrecimento e a queda dos frutos. As laranjas atacadas ficam inviáveis para o consumo in natura e para indústria de suco.
Vale destacar que existem ainda outros problemas, como tristeza (Citrus tristeza virus) e morte súbita (MSC – agente causal desconhecido), que reduzem a absorção e transporte de água e nutrientes para os frutos. Já o declínio (agente causal desconhecido), obstrui os vasos do xilema, bloqueando o transporte de água e nutrientes, reduzindo assim o tamanho e o peso dos citrus doentes. Entre outras pragas e doenças.
Este cenário, muitas vezes, motiva o produtor a antecipar a colheita das frutas tentando reduzir seus prejuízos, o que leva a uma queda na qualidade da produção.

Solo adequado e manejo de água
Agora que já pontuamos quais são as principais pragas e doenças na citricultura, é preciso destacar que plantas de citros são cultivadas em diversos tipos de solos, indo de solos arenosos a argilosos. Isso implica em diferentes capacidades de armazenamento de água, necessidades de irrigação e condições de drenagem.
No entanto, o solo ideal para a cultura da laranja deve ter boa drenagem, permitindo assim uma adequada aeração de raízes, minimizando problemas de doenças radiculares. Importante destacar que, muitas vezes, as raízes das plantas são facilmente destruídas devido ao manejo inadequado da água.
Outro ponto relevante: solos com baixo teor de matéria orgânica costumam ser pobres em nutrientes, principalmente nitrogênio e enxofre.

Tecnologia retarda a maturação da laranja
Como vimos acima, desde as patologias até o manejo inadequado, são diversos os fatores que antecipam a maturação da laranja, prejudicando a nutrição das plantas e, consequentemente, gerando queda na produtividade na lavoura. Você pode ler mais sobre a avaliação preliminar da qualidade de frutos de cultivares de laranja doce de maturação precoce no site da Embrapa.
A boa notícia é que o produtor conta com diversas tecnologias para retardar a maturação da laranja. Uma delas é a tecnologia encontrada no produto RETARD, exclusivo da Amazon Agrosciences. Trata-se de um fertilizante especial com minerais e substancias orgânicas balanceadas para serem metabolizadas eficientemente e cumprir sua função.

O RETARD foi desenvolvido para incrementar o aproveitamento do Nitrogênio com a melhoria dos processos fotossintéticos e metabólicos da planta. Ao mesmo tempo, sua formulação ajuda a reduzir a liberação de etileno e diminui os efeitos causados pelo estresse oxidativo.
Na citricultura, ele fortalece nutricionalmente as plantas na época de produção, induzindo-as a reduzir a síntese de Etileno. Sua tecnologia ajuda a planta a suportar períodos de estresses climáticos de maneira mais eficiente.
O RETARD melhora ainda os processos metabólicos da planta e incrementa o aproveitamento de nitrogênio. Esses fatores somados colaboram com o manejo adequado da lavoura, retardando a maturação das frutas e fortalecendo a nutrição das plantas.
Quer saber mais sobre o RETARD? Acesse no link!

TIME AMAZON

Esse artigo foi elaborado através da colaboração de nossos profissionais da Amazon AgroSciences.

Categorias

Citricultura: Tecnologia retarda a maturação da laranja e fortalece a nutrição das plantas

Citricultura: Tecnologia retarda a maturação da laranja e fortalece a nutrição das plantas

Texto por:

Deixe um comentário:

Faça o Download de nosso Catálogo de Produtos!

Preencha com seus dados para ser avisado(a) quando o lançamento estiver próximo:

Envie seu currículo

Mande seu currículo através do formulário abaixo. Entraremos em contato quando houverem vagas.