Amazon AgroSciences

CITROS

A Citricultura é uma das principais atividades agrícolas do Brasil, gerando muitos empregos (só nos nove primeiros meses da safra foram criados mais de 27 mil vagas de emprego) , e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de diversas cadeias produtivas além de contribuir para o balanço positivo das exportações brasileiras (gerando uma receita total de US 2,04 bilhões na safra 2022/2023), principalmente através do comércio do suco de laranja. O Brasil é o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo. Além disso, a demanda por suco de laranja e outros produtos cítricos está em alta, devido às excelentes características nutricionais dos cítricos (vitaminas, anti-oxidantes, minerais) e a preocupação crescente com hábitos e alimentação saudáveis. As principais regiões produtoras de citros no Brasil são os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Além dessas regiões, outros estados como Goiás, Pernambuco e Espírito Santo também têm produção de citros significativa.
A partir dos citros, podem ser produzidos uma série de produtos industrializados, incluindo: Sucos, óleos essenciais (aplicação em medicamentos, cosméticos, limpeza e indústria alimentícia). Além disso, o bagaço da laranja é frequentemente usado para a produção de alimentos para animais, biomassa para gerar energia e como adubo orgânico.

PRINCIPAIS DOENÇAS

Para que as plantas cítricas possam demonstrar seu maior potencial produtivo, a nutrição adequada e equilibrada é fundamental. A partir dos resultados da análise de solo e folha, é realizada a correção do solo (calcário e gesso agrícola), aplicação de fertilizantes (minerais e orgânicos) e complementação via foliar, principalmente com relação ao Manganês, Zinco e Boro, além de planejarmos aplicações complementares de acordo com a exigência fisiológica e os níveis adequados.
Embora todos os nutrientes sejam necessários ao correto desenvolvimento das plantas cítricas, alguns nutrientes apresentam importância fundamental para a sua fase reprodutiva, e devem ser fornecidos em quantidade adequada e, principalmente, em formas assimiláveis pela planta. Outro fator importante é a época de aplicação, uma vez que os processos de florescimento e frutificação, podem ser mais ou menos rápidos, dependendo das condições climáticas. Entre estes nutrientes, destacam-se: Cálcio, Boro, Molibdênio e Zinco.
Outras ferramentas que auxiliam no manejo nutricional, são os extratos de algas marinhas, em destaque ao produto SEAGRASS e aminoácidos específicos (AMINOBLACK e AMINOPHIT) que aumentam a eficiência na absorção, transporte e assimilação dos nutrientes, além de potencializarem processos metabólicos fundamentais para cada etapa do ciclo fenológico. Importantes respostas têm sido em situações de estresses bióticos e abióticos, como desordens nutricionais, climáticas, deficiências hídricas ou estresses relacionados à aplicação de defensivos, conferindo aos aminoácidos o status de agentes antiestressantes.

1- Escolha da cultivar:
A escolha da cultivar é um fator determinante para o sucesso da produção de citros. É importante escolher uma cultivar que seja adequada para as condições climáticas e de solo da região, e que seja resistente às principais doenças e pragas.

2- Plantio:
O plantio deve ser feito em uma área bem drenada, com solo fértil e aerado. O espaçamento entre as plantas deve ser adequado para a cultivar escolhida.

3- Adubação e nutrição:
A adubação é fundamental para o desenvolvimento das plantas e para a produção de frutos de qualidade. A adubação deve ser feita de acordo com as necessidades da cultura e das condições do solo. Para prevenir deficiências pontuais de micronutrientes e manter níveis adequados dos mesmos faça a utilização dos fertilizantes BLEND 255 ou NUTRIFLORA MIX . Citrus 100 Poderá ser aplicado via fertirrigação/ drench etc em plantas recém transplantadas para o fortalecimento da planta no campo .

4- Regular corretamente máquinas e implementos:
A correta aplicação de defensivos, fertilizantes e corretivos, é fundamental para o sucesso da citricultura. Aspectos como dose de produto, alvo de aplicação e correta cobertura da planta, são extremamente importantes para que o objetivo da aplicação seja atingido;

5- Manejo de Matéria Orgânica no solo:
A matéria orgânica é importante para a citricultura por diversos motivos. Ela melhora a estrutura do solo, aumentando a sua capacidade de retenção de água e nutrientes. Além disso, a matéria orgânica ajuda a controlar a erosão e a melhorar a infiltração de água. A matéria orgânica também fornece nutrientes para as plantas e ajuda a controlar o crescimento de pragas e doenças. Dê atenção a utilização de roçadeiras ecológicas, a manutenção de cobertura morta e faça utilização de FUEL BLACK ao longo de todo o ciclo da cultura.

6- Irrigação:
A irrigação é necessária para garantir o suprimento de água às plantas, principalmente durante os períodos de seca. A irrigação deve ser feita de forma adequada para evitar o desperdício de água.

7- Manejo de Pragas e doenças:
A pulverização é uma técnica utilizada para controlar as principais doenças e pragas que atacam os citros. A pulverização deve ser feita específica para a praga alvo e ajustada nutricionalmente de acordo com cada fase da cultura, sendo obrigatório o uso de defensivos registrados para os citros, para que não haja contaminação dos frutos com substâncias que não sejam seguras para o consumidor. Além disto, se os frutos forem destinados a industrialização, deve ser observada a Lista Protecitrus, que apresenta os produtos que são aprovados pelos países consumidores de suco;
A utilização de bons adjuvantes como AD FLASH e FLY AD FLASH é fundamental para o bom aproveitamento da calda aplicada e maior eficiência do manejo.

8- Correção nutricional foliar:
Na citricultura de alta tecnologia, a pulverização nutricional de torna necessária, para atender a alta demanda por elementos em momentos críticos de extração. Faça aplicações frequentes de NUTRIFLORA MIX e BIOBLOOM, para garantir alta eficiência da absorção e elevar teores de microelementos, Calcio, magnésio e Boro.

9- Manejo de Estresse Oxidativo.
Faça utilização de GRANBLACK para manejar caloses e reduzir estresse oxidativo bióticos e abióticos, permitindo que as plantas tenham mais translocação de elementos e estejam melhores preparadas para suportar situações indesejadas, possibilitando assim alcançar altas produtividades.

10- Colheita:
A colheita deve ser feita no momento correto, para evitar que os frutos sejam danificados. A colheita deve ser feita de forma cuidadosa para evitar que os frutos sejam prejudicados.

11- Manuseio pós-colheita
O manuseio pós-colheita é importante para garantir a qualidade dos frutos. Os frutos devem ser manuseados com cuidado para evitar que sejam danificados.

12- Armazenamento:
O armazenamento dos frutos é importante para garantir a sua qualidade. Os frutos devem ser armazenados em um local fresco e ventilado, com temperatura e umidade controladas.

13- Marketing:
O marketing é importante para garantir a comercialização dos frutos. Os frutos devem ser comercializados em um local adequado e com preço competitivo.

14- Pesquisa e desenvolvimento:
A pesquisa e desenvolvimento são importantes para o desenvolvimento da cultura dos citros. A pesquisa e desenvolvimento permitem identificar novas cultivares, novas técnicas de cultivo e novos métodos de controle de doenças e pragas. Por isso, a Amazon AgroSciences mantém parcerias com os mais tecnificados centros de pesquisa e consultorias agrícolas do país.

Quer conhecer o manejo nutricional da Amazon AgroSciences?

Preencha com seus dados para ser avisado(a) quando o lançamento estiver próximo:

Envie seu currículo

Mande seu currículo através do formulário abaixo. Entraremos em contato quando houverem vagas.