A agricultura digital e a agricultura de precisão são tecnologias que se completam. Essa junção gera maior economia e produtividade na lavoura.
Não faz muito tempo, pouco se ouvia falar sobre o mundo digital, quanto mais pensar que esse mundo poderia chegaria no campo. Hoje, depois de algum tempo, o mundo digital já está em todos os lugares.
A tendência da modernização na agricultura pode proporcionar um aumento de até 70% na produtividade agrícola mundial. As projeções são de um aumento de até 49 milhões de toneladas na produtividade agrícola, até 2030.
Agricultura digital e as mudanças no campo
A Agricultura digital começou quando os GPS passaram a ser usados com frequência na propriedade rural e na lavoura. E cada vez mais a tecnologia invadiu o campo, trazendo alternativas e benefícios para os produtores.
GPS: sigla para Global Positioning System, que em português significa “Sistema de Posicionamento Global”, e consiste numa tecnologia de localização por satélite. |
A agricultura digital é utilizar a tecnologia e principalmente a informática, para gerenciar a lavoura e melhorar a produção agrícola. Essa adoção traz muitos benefícios, e pode elevar os índices de produtividade e rentabilidade, otimizando os processos e os custos.
Com os controles digitais é possível ter o monitoramento detalhado do uso de insumos (como adubos e defensivos), reduzir os custos de mão de obra, prever as condições climáticas, além das pragas e doenças.
A lavoura está sendo mais bem monitorada, o uso de sensores e implementos agrícolas automatizadas se conectam e oferecem um melhor panorama da produção no campo e da gestão e manejo da propriedade rural. Com a incorporação da internet das coisas (em inglês, Internet of Things – IoT), as propriedades rurais digitais estão se formando.
Internet das coisas: é a conexão digital dos objetos do nosso cotidiano com a internet. É a ligação em rede para agrupar e transmitir dados. |
A importância da agricultura digital
Especificamente, no setor agrícola e de alimentos, a disseminação de tecnologias móveis, serviços de sensoriamento remoto e computação já estão melhorando o acesso dos agricultores a informações, insumos e mercados, aumentando a produção e a produtividade, otimizando as cadeias de suprimentos e reduzindo custos operacionais.
As tecnologias digitais têm o potencial de fornecer aos agricultores informações e capacidade de enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento. Praticamente todas as etapas da produção, desde a genética das plantas até o gerenciamento da logística de transporte, têm potencial para serem integradas digitalmente em breve.
Esta revolução agrícola digital vem novos meios e métodos para os agricultores otimizar ainda mais o gerenciamento de recursos, melhorar a qualidade e a quantidade das colheitas e permanecer produtivos em um clima em mudança.
Agricultura de precisão trazendo benefícios
Não é possível falar de agricultura de precisão sem integrar a agricultura digital. A agricultura de precisão compreende um conjunto de tecnologias que combina sensores, sistemas de informação, maquinários aprimorados e gestão informada para otimizar a produção levando em consideração a variabilidade e as incertezas nos sistemas agrícolas.
A adaptação de insumos de produção especificamente dentro de um campo permite um melhor uso dos recursos para manter a qualidade do meio ambiente enquanto melhora a sustentabilidade do abastecimento alimentar.
Máquinas agrícolas inteligentes, equipadas com sistemas de navegação global por satélite (GNSS) em tempo real e outros sensores, ajudarão na resposta do agricultor às necessidades e oportunidades.
No cultivo, menos resíduos e rendimentos mais altos estão sendo gerados por equipamentos programados para taxas de semeadura e profundidades variáveis com base em propriedades do solo e dados de umidade, derivados de imagens de satélite.
Sensores digitais de luz infravermelha e de calor combinados com tecnologia de sistema de informações geográficas em drones são usados para medir a sanidade da cultura e informar as decisões sobre:
– Irrigação
– Manejo de Pragas
– Aplicações de fertilizantes
– Colheita
É possível semear com precisão milimétrica no lugar certo na hora certa, e fazer a aplicação de nutrientes e pesticidas apenas onde e quando necessário. O programa especializado auxilia no rastreamento de tarefas como semeadura, irrigação e aplicações de nutrientes, e associa as relações entre atividades específicas e seu impacto no desenvolvimento e produtividade da cultura.
Na época da colheita, uma rede de sensores pode rastrear o rendimento junto com os valores de qualidade, como água ou conteúdo de nutrientes, em tempo real e com referência a uma localização de campo exata.
Também será possível rastrear uma cabeça de alface vendida em qualquer supermercado até a fazenda e o campo específicos onde foi cultivada.
Integração da agricultura digital e de precisão e o papel do agricultor
As revoluções da agricultura digital e de precisão transformam a paisagem agrícola, mudando as técnicas de produção, métodos de supervisão e as habilidades necessárias para o sucesso. E com isso o papel do agricultor vem mudando com essa implantação.
No passado, os agricultores precisavam somente de habilidades técnicas. Depois, começaram a precisar de habilidades de gerenciamento e vendas, e atualmente habilidades “gerenciais” estratégicas e interpessoais são necessárias.
Em outras palavras, os agricultores ainda precisam ser excelentes técnicos, mas também precisam se tornar bons líderes empresariais. A chegada da tecnologia digital na agricultura certamente também dará origem à necessidade de novas habilidades, ou pelo menos de novos comportamentos e formas de pensar.
A agricultura de conservação será uma forma de agricultura que faz mais uso de habilidades e conhecimentos e consome menos insumos. Num futuro próximo, para aumentar a produção agrícola e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente, é necessário aumentar a sustentabilidade do modelo agrícola por meio da inovação.
O uso de novas tecnologias resulta em dois benefícios econômicos intimamente relacionados: aumento da produtividade e redução do impacto ambiental de um sistema agrícola.
E na corrente dessa mudança a Amazon Agrosciences está na vanguarda desse processo. Começando pelo local da sede da empresa, a cidade de São Carlos-SP, considerada a capital da tecnologia e inovação.
E sempre visando o melhor atendimento e a alta qualidade do serviço, a Amazon Agrosciences firmou parcerias com empresas e startups presentes nesse pólo tecnológico e que desenvolvem a agricultura digital e agricultura de precisão.
Em conjunto, a Amazon também entrega ao agricultor fertilizantes de alta eficiência e com as formulações mais modernas e completas. A prova disso é o lançamento do fertilizante organomineral BLEND 255.
O BLEND 255 é um fertilizante organomineral solúvel em água, produzido com extratos vegetais para aplicação via foliar, com alto teor de macronutrientes e micronutrientes minerais. Estimula o metabolismo, padroniza os processos de brotação, desenvolvimento de frutos e homogeneíza o ponto de maturação, melhorando também a síntese de proteínas e açúcares.
Os nutrientes presentes no BLEND 255 são na forma de nitratos. São solúveis em água, proporcionando uma aplicação mais eficiente e compatível com a maioria dos outros fertilizantes comerciais.