Amazon AgroSciences

Como os aminoácidos e os hormônios vegetais contribuem para a alta produtividade do milho

Cultivo de Milho

Nos últimos anos, a aplicação de substâncias naturais nas lavouras de milho tem se intensificado com o objetivo de aumentar a resistência e o rendimento das culturas. Entre esses produtos estão incluídos os bioestimulantes vegetais que podem conter em sua composição extratos de algas, aminoácidos e reguladores vegetais.

Uso de fontes de aminoácidos e hormônios vegetais na produção de milho

Os aminoácidos participam diretamente no metabolismo das plantas e suas funções estão relacionadas aos aspectos fisiológicos e biológicos. Segundo as pesquisas, os seguintes benefícios têm sido notados na produção: 

a) Aumenta emissão de raízes; 

b) Ajuda na maior absorção de nutrientes; 

c) Tem função quelatizante, que facilita a absorção de outros componentes na planta; 

d) Auxilia na maior assimilação de nutrientes pelas células vegetais; 

e) Estimula crescimento, acelerando a maturação e aumento da produtividade.

mudas de milho
Foto: Hans em Pixabay

Aminoácidos: moléculas orgânicas que contêm nitrogênio, carbono, hidrogênio e oxigênio e possuem uma estrutura lateral orgânica, característica que distingue os diferentes aminoácidos.

Os aminoácidos podem desempenhar papéis diferentes nas plantas; podem atuar como agentes redutores do estresse, fonte de nitrogênio e precursores dos hormônios vegetais.

Hormônios vegetais e sua importância na fisiologia do milho

A ideia de fornecer aminoácidos e fontes de hormônios vegetais para as plantas é muito boa. Os hormônios desempenham um papel crítico em como as plantas respondem a fatores bióticos e abióticos, incluindo luz solar, condições do solo, água do solo e nutrientes.

O ambiente do solo na raiz e do caule impactam no equilíbrio hormonal da planta inteira, principalmente sob estresses – como a estiagem – que influenciam o desempenho e a produção de milho sob estresse moderado e mais severo.

Os hormônios vegetais são agrupados em cinco classes, dependendo de sua composição química:

● ácido abscísico: o seu principal efeito é a inibição do crescimento celular. É produzido nas folhas e raízes afetadas pela seca e nas sementes em desenvolvimento;

● auxinas: são responsáveis por muitos aspectos do crescimento da planta, incluindo alongamento celular e estimulação do crescimento de brotos;

● citocininas: tendem a trabalhar junto com as auxinas. A proporção desses dois grupos de hormônios afeta o crescimento ao longo do ciclo de vida de uma planta; 

● etileno: ocorre em grandes quantidades quando as plantas respondem ao estresse biótico ou abiótico. Raízes, flores senescentes e sementes maduras podem produzir; É o hormônio da maturação.

● giberelinas: estão presentes em brotos e sementes de plantas. ajudam a controlar a transição do crescimento vegetativo para o reprodutivo. Também desempenham um papel importante na resistência do caule, promovendo o seu alongamento.

Esses hormônios, juntos, controlam ou influenciam todos os aspectos do crescimento e reprodução das plantas, incluindo a germinação da semente, o crescimento das raízes, caules e folhas, floração da planta, desenvolvimento da semente, enchimento e dormência da semente.

Os aminoácidos, que são precursores dos hormônios vegetais, podem ser encontrados no solo em diferentes formas, porém sua meia-vida é curta e sua absorção pelas plantas só é possível devido à presença de transportadores nas raízes.

Pensando em todos esses pontos, a Amazon AgroSciences desenvolveu o SEAGRASS, que consegue, em um mesmo produto, fornecer aminoácidos e os principais hormônios vegetais para sua lavoura. SEAGRASS é feito a partir de algas marinhas, que estão entrando com tudo na agricultura moderna.

Aprenda sobre como o uso de fertilizantes organominerais é importante para uma agricultura sustentável.

Mecanismo do SEAGRASS nas plantas de milho

SEAGRASS maximiza o rendimento e qualidade do milho através da regulação do metabolismo da célula e do aumento da resistência ao estresse. SEAGRASS age positivamente na planta com combinação de vários modos de ação, os quais são:

Auxinas (IAA, IAA-Leu, IAA-Ala)

Atuam na orientação da divisão celular e transporte de açúcares, sendo também responsáveis pela iniciação do desenvolvimento radicular, floração e crescimento do tubo de pólen.

Citocininas (Trans-Zeatina, dihidrozeatina, isopentenil adenina)

Estimulação da divisão e diferenciação celular e do desenvolvimento de cloroplastos. Atuam na produção de antioxidantes e na redução do envelhecimento das plantas.

cloroplastos
Células vegetais. Os pontos verdes na imagem são os cloroplastos. São neles que ficam as clorofilas, essenciais para a fotossíntese.
Fonte: Vierschilling em Pixabay

Betaínas (glicinabetaína e outros)

Compõem uma molécula chave, que proporciona maior retenção de água nas células e a proteção contra condições ambientais desfavoráveis.

A existência de desequilíbrio hormonal resulta em crescimentos menores e níveis de estresse muito altos. Além disso, pode ocorrer aborto da floração, mal formação de espigas e a diminuição na capacidade fotossintética, desacelerando o crescimento e desenvolvimento das plantas.

A aplicação de SEAGRASS fornece um suprimento de hormônios naturais do crescimento em proporção equilibrada, estimulando todas as etapas do desenvolvimento da planta e reduzindo o risco de que a disponibilidade de hormônios seja um fator limitante durante períodos de estresse e estágios críticos de crescimento (floração, frutificação, formação de tubérculos) 

Conheça outros benefícios do SEAGRASS na sua lavoura de milho

Por meio também da estimulação eficiente do crescimento radicular, SEAGRASS desencadeia a produção natural de hormônios do crescimento na raiz da planta, mantendo um bom equilíbrio hormonal. O forte crescimento das raízes também aumenta a capacidade da planta de absorver nutrientes disponíveis e água, aumentando assim a produção. Para mais informações, consulte um técnico especializado da Amazon AgroSciences e conheça também toda a nossa linha de produtos.

Deixe um comentário:

Preencha com seus dados para ser avisado(a) quando o lançamento estiver próximo:

Envie seu currículo

Mande seu currículo através do formulário abaixo. Entraremos em contato quando houverem vagas.