Amazon AgroSciences

Aprenda a nutrir corretamente sua plantação de cereais e grãos

cereais-e-graos

A adequada nutrição da lavoura de cereais e grãos é umas das boas práticas de cultivo para alcançar ótimos resultados na produção.

Ter uma lavoura de cereais bem nutrida, e o manejo da adubação feita de forma correta, é uma das 5 melhores práticas para o cultivo de cereais recomendada pelos técnicos da Amazon AgroSciences. Hoje, vamos falar sobre os fertilizantes presentes no portfólio da Amazon que vão complementar a adubação mineral e dar um up na sua produtividade.

Nutrição da lavoura e sistemas de produção

Depois de ter feito a análise do solo e a correção da acidez, é preciso iniciar o manejo de adubação do plantio. Essa adubação vai mudar em relação a cultura que você esteja cultivando. Ao realizar o manejo nutricional da cultura, é preciso, também, levar em consideração as exigências e as peculiaridades do sistema de produção que estão sendo adotados.

Além disso, entender sobre os parâmetros que afetam a disponibilidade e retenção dos nutrientes no solo, como o pH, CTC, textura e tipo de solo, fazem parte do bom manejo.

Na lavoura de cereais, a sucessão e a rotação de culturas, dentro do sistema de plantio direto, precisam ser levadas em conta na hora da adubação. Saber o potencial de extração da cultura, ou seja, o quanto de nutrientes exportados do solo ela vai precisar para produzir de acordo com a produtividade esperada, é bastante importante.

Outro aspecto é como o crédito dos nutrientes da cultura anterior podem estar disponíveis para o novo plantio. Além disso, a expectativa da produtividade também está relacionada ao fator de resposta da adubação e a eficiência da adubação na cultura instalada. Conhecer o comportamento de cada elemento e sua principal forma de absorção pela planta, pode auxiliar no melhor aproveitamento pela lavoura.

Na cultura da soja, por exemplo, sabemos que os nutrientes mais absorvidos são o fósforo (P), enxofre (S) e o potássio (K). Por isso, a sua reposição no solo precisará ser maior. O nitrogênio (N) também é muito utilizado pela planta, mas sua demanda pode ser suprida, em parte, pela inoculação das sementes.

Ter um técnico especializado para auxiliar nesses aspectos é de extrema importância. Por isso, seguindo as indicações dos técnicos da Amazon AgroSciences, o combo para a alta produtividade de cereais e grãos vai auxiliar no suprimento da demanda de nutrientes das culturas, além de trazer muitos benefícios que só os fertilizantes de alta tecnologia podem proporcionar.

Combo para a alta produtividade de cereais e grãos

A adubação de plantio e cobertura da lavoura vai fazer com que os nutrientes necessários para a planta produzir sejam suficientes. Porém, é possível dar às plantas a possibilidade de atingir níveis superiores de produtividade e ainda conseguir contornar estresses bióticos e abióticos, frequentes na plantação.

FUEL BLACK: benefícios em todo o ciclo da cultura

No combo de produtos para gerar alta produtividade, o FUEL BLACK traz um start para o melhor aproveitamento dos nutrientes pelas plantas. Desde a semeadura até os estágios reprodutivos da cultura, o produto atua na capacidade de troca catiônica do solo elevando a disponibilidade de nutrientes para as raízes das plantas.

Além disso, o FUEL BLACK aumenta a atividade microbiológica do solo, devido a sua excelente relação C/N, e melhora os processos energéticos dos microrganismos ativando a síntese natural de ácidos orgânicos. Na fisiologia das plantas, o fertilizante FUEL BLACK age desintoxicando naturalmente os problemas de fitotoxidade ocasionados por excesso de herbicidas e recupera plantas sob estresse.

O FUEL BLACK tem em sua composição macro e micronutrientes, sendo formulado com nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. A recomendação do produto para cereais e grãos é de 10-20 litros por hectare. Deve ser aplicado na semeadura ou logo após a germinação. As outras aplicações podem ser realizadas junto à adubação de cobertura, tanto via solo quanto via foliar.

POWER CROP: equilíbrio na absorção dos macronutrientes

O POWER CROP atua como ferramenta para proporcionar um aumento efetivo na produção. Esse fertilizante é quelatado naturalmente, fornecendo à planta energia e maior produtividade, incremento na fotossíntese, além de ajudar na recuperação do metabolismo das plantas submetidas a estresse severo, otimizando a absorção de outros fertilizantes minerais adicionados à mistura.

O POWER CROP é um fertilizante organomineral fluido, para uso foliar, com alta concentração de Carbono Orgânico, ácidos fúlvicos, extrato de algas e macronutrientes equilibrados agronomicamente. É formulado por:

? 2% de N;
? 4% de P;
? 8% de K;
? 2% de cálcio (Ca);
? 12% de carbono orgânico;
? 3% de ácidos fúlvicos.

O fertilizante pode ser utilizado ao longo do ciclo das plantas em todas as culturas. A dosagem recomendada é de 1-2 litros por hectare, iniciando a primeira aplicação 21 dias após a germinação das sementes.

BLEND 255: fertilizante organomineral classe A

O BLEND 255 é um fertilizante organomineral solúvel em água, produzido com extratos vegetais para aplicação via foliar, com alto teor de macronutrientes e micronutrientes minerais.

Rico em diversos aminoácidos e enzimas, o BLEND 255 atua na manutenção e reposição de nutrientes minerais, no incremento da eficiência fotossintética, na uniformidade de floração, maturação, qualidade e resistência das plantas a estresses bióticos e abióticos.

O BLEND 255 estimula o metabolismo, padroniza os processos de brotação, desenvolve os cereais e grãos e homogeneíza o ponto de maturação, melhorando, também, a síntese de proteínas e açúcares. Além disso, disponibiliza para os cultivos nitrogênio (N), cálcio (Ca), magnésio (Mg), boro (B), ferro (Fe), manganês (Mn) e zinco (Zn), todos solúveis em água.

O produto é recomendado para aplicação via foliar na dose de 2 litros por hectare. É compatível com a maioria dos outros fertilizantes comerciais, porém é importante realizar testes de compatibilidade antes da aplicação. Deve-se evitar, ainda, pulverizações nas horas de sol intenso ou sob altas temperaturas.

NITRO K ORGÂNICO: energia e rápida absorção dos nutrientes

O NITRO K ORGÂNICO é um fertilizante de alta qualidade e para uso múltiplo. Contém nitrogênio, potássio, cálcio e carbono orgânico de fácil e rápida assimilação pelas plantas.

Trata-se de uma fórmula com alta concentração de nitrogênio (15%), fundamental na formação de proteínas (enzimas). Já o potássio (5%) é um elemento necessário para o desenvolvimento de açúcares nas plantas. O cálcio (0,67%) desempenha função estrutural, fortalecendo a parede celular, evitando problemas de fundo preto causados pela sua deficiência.

O carbono orgânico (4%) oferece energia para as plantas, absorção eficaz dos nutrientes e uma resposta rápida após a aplicação. O NITRO K ORGÂNICO proporciona energia, rápida absorção dos nutrientes, incremento na fotossíntese e ajuda na recuperação das plantas sob estresse.

O produto é uma solução cujos elementos são facilmente absorvidos pelas raízes. É recomendado para aplicação via solo e as doses utilizadas variam entre 10 e 25 litros por hectare. A recomendação também varia conforme a cultura plantada. Por isso, a consulta de um técnico especializado é fundamental.

Sabemos que os cultivos precisam de uma adubação equilibrada e que supra as necessidades da plantação, como pH adequado para absorção de nutrientes, fonte de energia para a planta e/ou microrganismos do solo. O combo para a alta produtividade de cereais e grãos é um investimento que vai disponibilizar todos esses benefícios.

Deixe um comentário:

Preencha com seus dados para ser avisado(a) quando o lançamento estiver próximo:

Envie seu currículo

Mande seu currículo através do formulário abaixo. Entraremos em contato quando houverem vagas.