Amazon AgroSciences

Fertilizantes fosfatados são essenciais para contornar a baixa eficiência do Fósforo no solo brasileiro

fosforo-de-Alta-Resposta-AmazonAgroSciences01

O Fósforo está entre os nutrientes essenciais para o desenvolvimento de uma planta, uma vez que contribui para os seus processos vitais como a fotossíntese, a respiração, bem como o armazenamento de energia. Entretanto, os produtores sofrem com a baixa eficiência deste macronutriente nos solos brasileiros, sendo necessário recorrerem ao uso de fertilizantes fosfatados.

Além disso, para garantir a máxima eficiência e absorção deste nutriente nas plantas, é preciso fazer a aplicação e o manejo dos fertilizantes de maneira correta, partindo da análise do solo para saber a quantidade disponível de Fósforo, para então pensar nas doses que serão utilizadas no local, levando em consideração a cultura a ser plantada e qual produtividade se pretende alcançar.

Isso porque o Fósforo é fundamental na formação da molécula ATP (Adenosina Trifosfato), considerada a principal fonte de energia que permite que as plantas consigam realizar a fotossíntese, a divisão celular, bem como sua carga genética, estando, desta forma, intimamente ligado no desenvolvimento e crescimento da produção vegetal.

Entendendo a falta de fósforo no solo brasileiro

A baixa eficiência do Fósforo nos solos brasileiros se dá, pelo fato de serem solos muito intemperizados, ou seja, antigos e por isso muito afetados pela ação intensa do clima, mas também em função dos tipos de minerais que contêm. As rochas originárias sofrem desagregação e intensas mudanças físicas e químicas com a exposição na superfície terrestre, ao longo dos anos.

Embora o Fósforo seja um nutriente que as plantas exigem em menores quantidades Nitrogênio e Potassio, ainda assim, os níveis disponíveis nos solos do Brasil não conseguem atender a esta demanda, isso porque são muitos os fatores que interferem na formação deste solo e de tipos de minerais que fixam o fósforo o indisponibilizando para a absorção pelas plantas cultivadas, resultando em queda na eficiência da disponibilidade do nutriente, mesmo quando aplicado em grandes quantidades.

Identificando os sintomas de deficiência de fósforo

Por estar atrelado ao desenvolvimento de uma planta, um dos principais sintomas da falta de Fósforo em um solo é a diminuição do crescimento das plantas, causando, inclusive, amarelecimento das folhas, clorose e necrose internervais, afetando, principalmente, as folhas mais velhas, com isso, elas acabam caindo prematuramente, retardando a frutificação ou granação da planta.

A deficiência de Fósforo também pode ser vista por meio da coloração das folhas. Plantas como o milho, por exemplo, podem desenvolver uma coloração mais avermelhada em suas folhas inferiores e no caule. Geralmente isso acontece pelo acúmulo de açucares em plantas que estão deficientes do macronutriente.

É preciso destacar que em determinadas culturas a baixa eficiência do Fósforo não aparece logo nos primeiros estágios de crescimento, o que pode atrasar a identificação dessa deficiência, não tendo tempo hábil para a correção efetiva da produção vegetal, principalmente naquelas que têm o ciclo mais curto.

A importância dos fertilizantes fosfatados

Como vimos até aqui, o Fósforo é um nutriente fundamental para o desenvolvimento das plantas, porém, sua baixa eficiência no solo brasileiro impacta diretamente nesse processo. Desta forma, o uso de fertilizantes fosfatados é necessário para atender a esta demanda, isso porque o produto é oriundo das rochas fosfatadas.

Este agregado de minerais passa por processos de extração por meio de reações químicas ou de altas temperaturas tornando o Fósforo mais solúvel e de fácil acesso às plantas. Embora seja um nutriente essencial, a aplicação e manejo são fundamentais para que o vegetal tenha acesso ao nutriente, caso contrário poderá prejudicar o seu crescimento.

Neste caso, é primordial a realização de análise química do solo antes da instalação da cultura, a fim de saber a fertilidade do local e se será necessária a fertilização corretiva, também chamada de fosfatagem, no caso do fósforo, ou qual será a quantidade necessária do nutriente na operação de plantio.

No mercado há uma série de fertilizantes fosfatados. Dentre eles estão:

  • Fosfatos de amônio
  • Fosfatos naturais
  • Superfosfatos simples, duplo e triplo
  • Fosfato parcialmente acidulado
  • Termofosfato

Tecnologia exclusiva permite absorção radicular ou foliar

Como falamos anteriormente, a aplicação e o manejo dos fertilizantes fosfatados devem ser feitos de maneira correta para não se tornarem prejudiciais à planta. Nesse sentido, poder contar com uma tecnologia que permite a absorção do nutriente por meio das folhas ou pelo sistema radicular contribui para a rápida metabolização da planta.

Como é o caso da tecnologia NORTHOFOS, exclusiva da Amazon Agrosciences. Trata-se de uma solução líquida, que tem como base o Polifosfato de Amônio, capaz de fornecer para as plantas Nitrogênio e Fósforo, dois macronutrientes fundamentais para o crescimento e produção vegetal.

O Fósforo contido no NORTHOFOS é altamente disponível para as plantas e requer menores doses que as fontes convencionais . A sua formulação diferenciada apresenta menor fixação do Fósforo no solo o que permite que seja absorvido e metabolizado rapidamente pela planta por meio das folhas ou pelo sistema radicular, reduzindo as perdas e aumentando as colheitas.

A sua resposta também é menos dependente do pH do solo e é ideal para qualquer cultura independente do estado nutricional da mesma, já que possui baixo índice salino e pH próximo da neutralidade.

Mais informações no site da Amazon Agrosciences.

Texto por:

Deixe um comentário:

Faça o Download de nosso Catálogo de Produtos!

Preencha com seus dados para ser avisado(a) quando o lançamento estiver próximo:

Envie seu currículo

Mande seu currículo através do formulário abaixo. Entraremos em contato quando houverem vagas.