Irrigação e fertirrigação na produção de café são práticas que conseguem aumentar a produção da planta e melhorar a qualidade dos frutos.
A irrigação e a fertirrigação do cafeeiro são tecnologias que são empregadas para o aumento da produtividade da lavoura, diminuição dos custos de produção, melhoria da qualidade do produto e isso sem deixar o uso racional dos recursos hídricos de lado.
Se formos levar em conta a área irrigada, em relação a sua produção, o café irrigado ocupa atualmente cerca de 300 mil hectares e produzem 30% de todo café do Brasil. Ou seja, em 12% do parque cafeeiro está concentrado perto de um terço da produção nacional.
Conheça agora as 5 melhores práticas para o cultivo do cafeeiro
E complementar a irrigação, levando junto os nutrientes necessários para a planta, pode incrementar os benefícios da lavoura. Com a fertirrigação do cafezal é possível realizar a adubação, além de alguns tratos culturais da planta. Outra vantagem é poder planejar o fornecimento dos nutrientes, inclusive no horário mais adequado.
Irrigação do cafeeiro
Irrigação é tecnologia para o fornecimento ideal de água para as culturas. No Brasil, a agricultura irrigada está presente em todas as regiões.
Os diferentes sistemas de irrigação dão aos produtores uma moderna tecnologia de produção agrícola e, juntamente com manejo equilibrado da adubação e tratos culturais, reúnem todas as condições para que as plantas possam expressar todo o seu potencial genético de produção.
Para o cafeeiro, o uso de sistemas de irrigação por aspersão ou localizada são bastante utilizados. Inclusive, a utilização da irrigação pressurizada no Brasil iniciou na década de 1950, na cultura do café.
Já nas últimas décadas, o crescimento da irrigação por gotejamento cresceu muito nas lavouras de café. O gotejamento consegue ser facilmente adaptado à cultura, proporciona maior economia de água, de energia e de mão-de-obra, além de proporcionar muita facilidade para o uso da fertirrigação. Além disso, com o gotejamento é possível ter:
• alta uniformidade de aplicação da água;
• baixa perda da água pelo solo (percolação);
• baixa perda da água para o meio ambiente (evaporação);
• bom controle do volume de água a ser aplicada;
• adaptação a diferentes tipos de solo e topografia;
• fornecer nutrientes para o cafeeiro via fertirrigação.
A fertirrigação pode ser utilizada com diferentes fontes de nutrientes, diferentes doses e o parcelamento da aplicação dos adubos se torna mais simples de ser ajustado. Isso facilita o trabalho do técnico que recomenda e do cafeicultor, quem aduba.
Fertirrigação do cafeeiro
Fertirrigação é a técnica de aplicação de fertilizantes através da água de irrigação. Esse manejo é feito com a própria estrutura da irrigação. Essa técnica tem o objetivo de fornecer os nutrientes para a planta e manter um bulbo úmido na região das raízes, criando um ambiente favorável e saudável.
A fertirrigação tem sido intensamente utilizada no café crescendo através de sistemas de irrigação em que se aplicam água e fertilizantes organominerais fluidos, economizando mão de obra força e com melhor distribuição de fertilizantes na área.
Para a utilização da fertirrigação é necessário levar em conta o sistema de irrigação que mais se adapta ao espaçamento da cultura e o processo de distribuição da água. Essas informações são importantes, porque podem afetar a mobilidade dos nutrientes no solo e a disponibilidade para as plantas. Atualmente, os sistemas de pivô central e gotejamento são os mais utilizados.
No cafeeiro, as doses de fertilizantes utilizadas na fertirrigação não são muito diferentes em relação à adubação de cobertura. Normalmente, são realizados de três a quatro parcelamentos mensais.
Alguns técnicos ainda recomendam que a dosagem do nitrogênio seja cerca de 20% menor em lavouras jovens, devido ao maior aproveitamento do nutriente pela planta. Em plantas adultas a dosagem se mantém.
As principais vantagens da fertirrigação do cafeeiro, podem ser listadas em:
• Dose racional dos fertilizantes.
• Maior aproveitamento dos fertilizantes.
• Menor custo de mão-de-obra.
• Aumento na produção e melhor qualidade do produto.
Lavouras de café irrigadas, e que fazem uso da fertirrigação, podem até dobrar a produção de sacas/ ha. Enquanto um café em sequeiro produz entre 15 e 30 sacas, um café irrigado, com boa fertirrigação pode chegar a produzir 60 sacas por hectare ou acima disso. Em café conilon os incrementos com o uso de fertirrigação podem ser maiores.
Para suprir todo esse potencial produtivo, as demandas de nitrogênio e potássio são altas. E claro, que a adubação fosfatada é um manejo muito importante, já que os solos brasileiros são bastante intemperizados e com altos teores de óxidos de ferro e alumínio, a disponibilidade de fósforo para a planta pode ser menor. Além disso, é necessário fornecer matéria orgânica constantemente ao solo.
Por isso, utilizar fertilizantes organominerais na fertirrigação do cafezal é muito importante. Combinar fonte de matéria orgânica e nutrientes químicos em um só produto garante também praticidade e economia. E tudo isso você encontra no FUEL BLACK.
FUEL BLACK: nutrição, recuperação do solo e melhoria da fotossíntese
A Amazon AgroSciences traz mais uma vez em seu portfólio produtos completos e com alta tecnologia. O FUEL BLACK é um fertilizante organomineral fluido, feito especialmente para ser usado na fertirrigação. Possui alta concentração de carbono orgânico proveniente de diferentes extratos de plantas.
Recomendações para o uso do FUEL BLACK em café
Na fertirrigação, podem ser usados de 40-80 L/ha/ano, fracionando as doses em aplicações mensais, se possível. Também é possível aplicar via drench, para lavouras que não possuem fertirrigação. Nesse caso, a dosagem vai variar de acordo com a idade da planta, época do ano e outras variáveis do local e manejo. Procure um técnico da Amazon da sua região para esclarecer suas dúvidas.
Veja na continuação os benefícios de usar FUEL BLACK na sua lavoura de café.
Benefícios para o Solo:
1. Incrementa notavelmente a capacidade de troca catiônica, aumentando a disponibilidade de nutrientes para as raízes das plantas;
2. É um combustível natural que aumenta a atividade microbiológica do solo devido a sua excelente relação C/N, melhora os processos energéticos dos microrganismos do solo, ativando a sínteses natural de ácidos orgânicos , promove a transformação de restos vegetais em minerais absorvíveis pelas plantas, contribuindo para o melhor desenvolvimento das plantas. Aumenta retenção de água;
3. Recupera solos com excesso de sais. Principalmente em estufas com ambientes controlados, em solos salinos e salino sódicos;
4. Proporciona equilíbrio no pH da solução final em fertirrigação;
5. Aumenta a disponibilidade de Fósforo, Potássio e micronutrientes, para formar complexos solúveis.
Benefícios para as Plantas:
1. Desintoxicante natural para plantas com problemas de fitotoxicidez ocasionada por excessos de herbicidas;
2. Recupera plantas sob estresse;
3. Promove incremento de floração, maior fixação de frutos, frutos de maior calibre e com maior teor de açúcares (°Brix);
4. Proporciona um maior e melhor desenvolvimento radicular e maior absorção de nutrientes, é um enraizador;
5. Plantas saudáveis , com maior vigor, frutos com maior vida pós-colheita, mais resistentes a ataques de pragas e doenças, favorecendo também a atividade microbiológica do solo.
Tudo isso porque possui em sua composição:
• Carbono Orgânico – 238,65 gramas por litro (g/L)
• Nitrogênio solúvel em água – 15,87 g/L
• Fósforo solúvel em água – 12,90 g/L
• Potássio solúvel em água – 12,90 g/L
• Cálcio solúvel em água – 40,37 g/L
• Magnésio solúvel em água – 4,00 g/L
• Ferro solúvel em água – 2,71 g/L
Com maior absorção de nutrientes, as plantas ficam saudáveis, com maior vigor, frutos com maior vida pós-colheita, mais tolerantes aos ataques de pragas e doenças. Além disso, o FUEL BLACK é compatível com a maioria dos fertilizantes, é o combustível para seu cafezal.